Bem Vindos

Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Relatório das Unidades do Curso de Informática

No primeiro dia de curso foi feito uma apresentação do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO) que congrega um conjunto de processos formativos, dentre eles o curso de Informática em Introdução à Educação Digital (40h) que querem como objetivo central promover a inclusão digital dos professores e gestores escolares das escolas.
Partindo dessas concepções, discutimos sobre a inclusão nas escolas do nosso município e, a partir daí, abrangemos o nosso conhecimento junto ao que iremos ver no decorrer do curso.
O curso foi apostilado e divididos em 8 unidades onde todas tiveram um objetivo fundamental.
Na 1ª unidade estudamos um pouco sobre o computador, suas invenções e as intervenções humana na natureza. Qual a função de cada periférico.
Saindo dessa unidade, passamos para a unidade 2 onde estudamos sobre como navegar na internet, fazer pesquisas usando alguns sites e a segurança que cada site pode oferecer ao usuário.
Na outra unidade, há 3, vimos um pouco de como fazer para criar um Blog. Ali você pode arquivar todos os trabalhos desenvolvidos pelo autor e poder contribuir o seu conhecimento com as pessoas.
Trabalhamos na unidade 4, há Edição de texto, onde usamos o BrOffice-Writer uma ferramenta do Linux que é parecido com o Word do Windows.
Já na 5ª unidade, estudamos um pouco sobre o site Wikipédia, Youtube, etc.
Partindo dessa unidade, já na próxima estudamos sobre o E-mail, essa ferramenta faz com que enviamos e recebimemos mensagens de e-mail que é realizada através de um sistema de correio eletrônico. Um sistema de correio eletrônico é composto de programas de computador que suportam a funcionalidade de cliente de e-mail e de um ou mais servidores de e-mail que, através de um endereço de correio eletrônico, conseguem transferir uma mensagem de um usuário para outro.que podemos nos comunicar com pessoas até mesmo no outro mundo.
Na nossa penúltima unidade, estudamos sobre como criar os Slides com apresentações de fotos, trabalhos, gráficos, e etc. Vimos também tipos de slides já prontos na internet.
Enfim, entramos na ultima unidade onde lá estudamos sobre as Planilhas Eletrônicas, o BrOffice – Cal. Planilha eletrônica, ou folha de cálculo, é um tipo de programa de computador que utiliza tabelas para realização de cálculos ou apresentação de dados. Cada tabela é formada por uma grade composta de linhas e colunas. O nome eletrônica se deve à sua implementação por meio de programas de computador.
Esse curso foi muito importante para mim, pois, diante dos meus conhecimentos pude contribuir com os demais colegas e ainda poder aprender um pouco mais com eles.


Autor - Fábio Ferreira Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário